Para realizarmos uma conversão de Unidade de Medida, devemos entender primeiro sua Aplicação, Racíocinio Lógico e o Procedimento a serem seguidos.
Realiza-se o uso da conversão da Unidade de Medida quando possuir um item no XML com a Unidade de Medida divergente do que há no cadastro do produto.
Quando houver essa situação, é feita a conversão para que se tenha um controle maior do estoque de produtos. Assim tendo confiabilidade entre o que se há no estoque do Protheus e no estoque Físico.
Exemplo: Quando compramos lápis, eles vêm em caixas, porém quando vamos dar baixa no sistema, o fazemos por unidade. Sendo assim, a unidade de entrada (caixas) é diferente da unidade de estoque e saída (unidades).
O uso da conversão também pode ser de Um para Um quando o item no XML etiver com a mesma conversão, porém, descrita de forma diferente.
Para realizar a conversão da Unidade de Medida, deve-se considerar primeiro a unidade que está sendo recebida pelo XML e após a unidade que será considerada no cadastro do produto.
Consideramos desta forma para que possamos realizar a conversão, mantendo sempre o que há no cadastro de produto com maior integridade.
Sempre valide os fatores de conversão, para que seja feita de forma correta, não acarretando problemas futuros.
Para que o cálculo seja feita de forma correta, valide se a conversão usará Multiplicação ou Divisão.
Após sabermos o fator de conversão, deve-se saber qual o valor será utilizado como multiplicador ou divisor.
Ao saber o valor a ser utilizado, deve-se realiza o cálculo de conversão para chegarmos ao resultado.
Exemplo: Ao se realizar uma análise, percebemos que cada caixa de lápis possui 10 lápis, após essa validação, devermos considerar a operação de multiplicação como fator de conversão, já que consideraremos unidade para a entrada e estoque do item. Para realizamos o cálculo devemos multiplicar o quantidade de caixas por 10, que é o número de lápis dentro da caixa. Considerando que compremos 5 caixas de lápis, ao realizarmos a conversão, receberemos um total de 50 lápis em nosso estoque.
Logo, quando uma Unidade de Medida do XML for maior que a do Cadastro de Produto, você deve multiplicar para encontrar a conversão apropriada. Caso seja o contrário, deve-se realizar a divisão.
A conversão abaixo é de cento para par. Para essa conversão tem que pensar que 1 par equivale a duas unidades, então nesse caso o cento não vai ser divido por 0,01 e sim por 0,02.
E de par para cento deve ser multiplicado por 0,02.
No primeiro caso temos de milheiro para unidade. Para essa conversão tem que levar em conta que 1 milheiro equivale a 1000 unidades. Então se quero obter o resultado dessa conversão, deve dividir por 1000.
E no segundo caso temos de unidade para milheiro, então ao contrário do primeiro exemplo, nessa conversão deve ser multiplicado por 1000.
O cadastro das Conversões de Unidade de Medidas ficam salvas na tabela ZXA.
Porém não se faz necessário o acesso diretamente a tabela para visualizar as converões cadastradas.
Para que se possa acessar esses cadastros, devemos seguir os seguintes passos:
Seguindo este procedimento, deve-se abrir uma nova tela, mostrando todas as Converções cadastradas através do Guardião XML.
Nesta tela poderás:
Para realizar a Exclusão de uma conversão de Unidade de Medida, devemos acessar a tela de Cadastros da Conversões.
Posteriormente, deve-se realizar o seguinte:
Feito isso, a exclusão será feita.
Ao realizar a exclusão de Conversão de UM, ela será deletada na tabela, fazendo necessário o cadastramento novamente da conversão.
A conversão de Unidade de Medida é feita após vinculação dos documentos. Para fazer essa alteração nas medidas é necessário seguir alguns passo:
1. A conversão será feita na tela "Nenhuma UM cadastrada corresponde a UM que consta no XML".
2. Agora é o momento que devemos informar a quantidade e se é preciso multiplicar ou dividir.
3. Por fim clicar em "Processar" para darmos seguimento no laçamento da nota.
A tela abrirá somente se as Unidade de Medidas forem DIFERENTES das cadastradas no PRODUTO e se NÃO houver alguma conversão cadastrada para aquele ITEM e FORNECEDOR.
As vezes pode acontecer da conversão não trazer valor exato do XML, tendo uma pequena diferença. Para que isso não ocorra é preciso fazer algumas alterações:
1. Em "Outras Ações" nas "Configurações", acessar "Produto X Fornecedor".
2. Escolher o produto desejado e clicar em "Alterar".
3. No campo "Conversão UM", alterar para "N-NÃO" e salvar as informações.
Essa conversão poderá acontecer apenas se existir um amarração entre o produto e forncedor.