O Documento de Importação, por ser gerado de uma forma diferente dos Documentos Nacionais, terá um porcedimento semelhante, porém com alguns passos a mais em seu processo.
O primeiro passo será a importação do documento de forma manual no Guardião XML.
Para que possamos iniciar o processo de entrada de um documento de Importação, devemos realizar a importação deste documento, de forma Manual no Guardião XML.
O processo de importação de documento deverá ser feito através do botão "IMPORTAR XML".
O Botão de "IMPORTAR XML" pode estar localizado dentro de "OUTRAS AÇÕES".
Após inciar o processo pressionando o botão para importação, selecione a filial que pertencerá o documento.
Na sequência, procure o local onde se encontra o documento e selecione-o, em seguida, pressione "SALVAR", para salvar o documento selecionado.
Ao Salvar o documento, aparecerá algumas informações sobre o mesmo, caso esteja correto, pressione "CONFIRMAR" para seguir ao próximo passo.
Ao se dar como executado o procedimento de importação do documento, abrirá uma tela, solicitando a qual fornecedor pretence o documento. Preenche-o com a informação do fornecedor, para que se possa dar sequência.
Caso saiba o código do fornecedor, poderá apenas digita-lo, caso contrário, poderá utilizar a "lupa" ao lado do campo, para que possa pesquisar no cadastro de Fornecedores o mesmo.
Informando o fornecedor e a loja pertencente, pressione "OK", assim o avançaremos para a próxima etapa.
Ao pressionar "OK", já se é validado se existe algum pedido de compras para este fornecedor.
Caso exista abrirá a tela de vínculo do Pedido de compras com o XML na sequência.
Caso não exista, a mensagem de "NENHUM PEDIDO DE COMPRA ENCONTRADO PARA O FORNECEDOR" será exibida na tela, não permitindo avançar.
Se este fornecedor, não é necessário a criação de um Pedido de Compras e está cadastrado desta forma no cadastro do fornecedor, então, haverá duas situações, sendo elas:
Caso a Unidade de Medida sejam diferentes, entre o XML e o cadastro do produto, após realizamos os vínculos de Produto do XML com o Pedido de compras, ou somente o de Produto x Fornecedor, deve-se ser feita a conversão da UM.
Se já houver alguma conversão já cadastrada para este produto e fornecedor, não solicitará a conversão.
Após a conversão de UM, o processo seguirá, conforme os demais documentos.
Poderá cair em Auditoria caso haja divergência entre o Pedido de Compras e o XML. A aprovação destas divergências, iram gerar uma pré-nota, possibilitando a Classificação do Documento. Caso não haja nenhuma divergência, irá gerar a pré-nota automaticamente.
Para excluir o xml de uma nota de importação, basta apenas:
1. Em Outras Ações.
2. Acessar NF Importação, clicar em Excluir XML Importação. e clicar em Sim.